Fundação Roberto Rocha Brito

Incentivando o ensino continuado

Projeto Cuidadores

Conforme dados estatísticos nos próximos oito anos, a parcela de idosos na população brasileira passará dos atuais 11% para 14,6%. Já em 2040, os indivíduos com 60 anos ou mais de idade representarão mais de 27% dos brasileiros.

Em termos absolutos, o número de habitantes nessa faixa etária deixará o patamar atual de cerca de 21 milhões de pessoas, para beirar os 30 milhões em 2020, chegando a ultrapassar a marca dos 55 milhões de indivíduos em menos de três décadas. Tais projeções, elaboradas pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), suscitam a questão: o Brasil está preparado para o envelhecimento de sua população?

Com esse pensamento em 2001 o Hospital Vera Cruz iniciou um trabalho educativo de orientação às famílias sobre como cuidar de seus familiares já em idade avançada e acometidos por doenças crônico-degenerativas, dependentes do auxílio constante de alguém que os ajude em sua rotina diária.

Surgiu então o “Grupo de orientação e apoio ao cuidador familiar”, que até o ano de 2014 realizou palestras mensais de orientação aos cuidadores familiares.

Em 2015 com o objetivo de disseminar esse conhecimento a um número maior de pessoas as palestras presenciais foram substituídas por vídeo aulas, podendo ser acessadas  através dos links  listados abaixo.

As orientações constantes nos vídeos são transmitidas por uma equipe multiprofissional, formada por médicos, enfermeiros, nutricionista e fisioterapeutas,  que orientam sobre os procedimentos corretos necessários a quem se dispõe a cuidar de uma pessoa dependente, tendo como foco principal a melhora do bem estar e qualidade de vida dessas pessoas.

As vídeo-aulas  são acompanhadas por demonstrações práticas que simulam a realidade e facilitam o aprendizado.