O que é SARS?
Mas afinal, o que é SARS, a Síndrome Respiratória Aguda Grave presente no COVID-19?
A SARS – Síndrome Respiratória Aguda Grave na doença COVID-19 é causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 e pode ocorrer em alguns pacientes acometidos pela doença, principalmente em idosos e naqueles com doenças associadas como cardiopatias e diabetes.
Em termos práticos, a SARS é uma pneumonite. Note: PNEUMONITE é diferente de PNEUMONIA. Na pneumonite, ocorre uma inflamação tão intensa dos pulmões que acaba incapacitando os alvéolos de realizar a sua principal função: a troca do gás carbônico (CO2) do sangue, pelo oxigênio (O2) do ar. Os alvéolos estão tão inchados que impedem a entrada adequada de ar, e mesmo se entrar, não consegue realizar a troca devidamente.
Acredita-se que sendo uma inflamação, pode-se utilizar anti-inflamatórios que eles ajudarão a resposta e melhorarão o prognóstico. Isso é empírico, mas pouco comprovado na prática. A cloroquina e a hidroxicloroquina são medicações que possuem efeito anti-inflamatório e alguns estudos SUGEREM efeito na SARS, sobretudo quando associadas a antibióticos específicos. Mas só estudos futuros dirão se isso é verdade ou não, por quanto tempo e em quais pacientes.