ANTICORPO
ANTICORPO é uma proteína e o seu nome já diz tudo: é contra (anti=contrário), alguma substância que o nosso organismo considerou como “estranho”, (corpo=antígeno), ou seja, que não deveria “estar lá”, ou não deveria “ser assim”. São fabricados pelas nossas células de defesa chamadas de plasmócitos, verdadeiras usinas de fabricação desses anticorpos que são nossas principais armas de defesa.
Os anticorpos têm um formato de “Y”, e funcionam como uma forquilha que “trava” o corpo estranho ou um pedaço dele, impedindo o vírus de funcionar (neutralizando-o) ou facilitando a sua apresentação a outras formas de defesa (células) como se fosse um alarme tocando.
São 5 tipos de anticorpos, mas na prática, os que atuam numa infecção são o IgM e o IgG. O IgM é o que surge primeiro e é mais fraco (menos específico), sendo seguido pelo IgG (específico). E esse anticorpo é o mais importante, pois é ele quem irá limpar a infecção e dar proteção para infecções futuras.
Parte dos exames que estão disponíveis para avaliar se a pessoa entrou em contato com o coronavírus dosam esses anticorpos e no caso do Covid-19, aparecem após cerca de 2 semanas do contato. Outra forma de avaliar o contato com o vírus é através da pesquisa do vírus, mas esse é assunto para outra postagem.