Remdesivir – NOVO MEDICAMENTO EM EXPERIMENTO PARA PACIENTES COM COVID-19.
Remdesivir (GS-5734) é um medicamento antiviral de uso hospitalar (uso intravenoso) desenvolvido pela empresa Gilead Sciences que é testada atualmente nos Estados Unidos de forma experimental contra o vírus da COVID-19 (SARS-CoV-2). Recentemente, foi autorizado seu uso pela Food and Drug Administration para pacientes em estado grave, onde aparentemente mostra eficácia no tempo de recuperação do paciente.
Sua possível eficácia contra o vírus é baseada em estudos experimentais de laboratório prévios (in vitro e in vivo), onde sua ação foi bem avaliada. Porém, estudos em seres humanos ainda são raros ou estão no início. Pois o medicamento ainda não é vendido normalmente. Um desses estudos avaliou a eficácia em 53 pacientes com Covid-19 grave, internados em UTIs e demonstrou melhora em 68% dos casos com melhora do padrão respiratório e possibilidade de retirada de aparelhos respiradores e na taxa de mortalidade que foi de 13% nos pacientes tratados contra mais de 50% naqueles que não usaram o medicamento (SR-41; OMS, 2020). Aparentemente o remdesivir também tem efeito profilático da infecção, quando usado até 2 horas depois do contato com o vírus.
Não se sabe, no entanto, se poderá ser efetivamente liberada para comercialização. Esses estudos em andamento precisam ser concluídos e uma avaliação de efeitos adversos potenciais deve ser realizada a fim de sabermos se a sua utilização vale realmente a pena. Esperamos que isso ocorra logo.