Carga Horária do Curso
PICC – 03 horas
Local do Curso
Rua Marechal Deodoro, 423, Campinas. São Paulo.
Entre com Contato com a FRRB
(19) 3734-3122 / (19) 3734-3196/ Whatsapp (19) 9 8611-6764
E-MAIL: [email protected]
Esse curso irá capacitar o profissional de enfermagem a realizar a manipulação e cuidados adequados ao cateter PICC.
Reforçar os procedimentos e cuidados para manutenção do Cateter Central de Inserção Periférica (PICC), apresentar as medidas preventivas relacionadas às complicações durante a manutenção do cateter. Entre os temas abordados estão às indicações e contraindicações, permeabilização, cuidados e realização de curativos.
• Conceitos sobre o cateter PICC;
• Realizar a manipulação correta do cateter PICC;
• Conhecer e aplicar os cuidados em relação ao cateter PICC;
• Orientar sobre cuidados para evitar complicações relacionadas ao cateter PICC e infecções de corrente sanguínea.
• Orientações sobre características dos medicamentos que podem ser administrados no PICC.
• Manuseio, manutenção e trocas de curativos
Técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem, enfermeiro e estudantes ou profissionais da área de enfermagem.
PICC (Cateter Central de Inserção Periférica) consiste num acesso vascular central de inserção periférica, com um ou vários lúmens. Vem sendo utilizado amplamente em pacientes em terapia infusional, uma vez que está associado ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas. A equipe de enfermagem e de saúde necessita de constante atualização com as novas tecnologias disponíveis e conhecimento científico, a fim de zelar por boas práticas e segurança do paciente no momento da manipulação e seus cuidados diários.
ENFª. DEBORAH MOYSES GUIMARAES
Enfermeira do Time de Especialistas em Acessos Vasculares e Terapia Infusional do Hospital Vera Cruz, Campinas/SP; Bacharel em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-CAMPINAS; Pós-Graduação em Enfermagem Oncológica, pela Fundação Antônio Prudente – A. C. Camargo SP; Pós-Graduação: MBA Executivo em Gestão Hospitalar, pela Faculdade Unyleya; Pós-Graduação em Educação Corporativa, pela Faculdade Unyleya; Pós-Graduação em Acessos Vasculares e Terapia Infusional, pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein.
De acordo com a resolução do COFEN nº 258/2001 o enfermeiro será considerado apto à implantar o CCIP desde que possua treinamento técnico específico.
Os cursos livres, que após a Lei N° 9.394 – Diretrizes e bases da educação nacional passaram a integrar a educação profissional, como profissional de nível básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar conhecimentos que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.