Fundação Roberto Rocha Brito

Incentivando o ensino continuado

Notícias

Oficina de Desenho e Pintura

12/06/2018

A Fundação Roberto Rocha Brito e o Hospital Vera Cruz, estão promovendo um projeto para filhos e netos de funcionários, a “Oficina de desenho e pintura”. Serão oferecidas 13 aulas de desenho e pintura para crianças com idade de 07 a 12 anos, com 2 horas semanais.

Diversas técnicas serão exploradas em sala de aula. Confira o regulamento e o conteúdo programático.

Termo de ciência

Regulamento – Oficina de Desenho e Pintura
Organizador: Fundação Roberto Rocha Brito – FRRB

01 – O curso de desenho e pintura é uma atividade da Fundação Roberto Rocha Brito destinada ao incentivo da prática de desenho livre, desenvolvimento da criatividade e aprendizagem de técnicas.
02 – As vagas são limitadas a 35 participantes.
03 – Podem participar os filhos e netos de funcionários do HVC, na faixa etária de 7 a 12 anos.
04 – Serão formadas 3 turmas, 2 da faixa etária de 07 a 10 anos com 10 crianças cada grupo e a terceira turma com idade de 10 a 12 anos com 15 crianças no grupo.
05 – O curso terá um total de 13 aulas que serão ministradas por uma profissional da área de artes visuais.
06 – As aulas acontecerão uma vez por semana e terão duração de 2 horas.
07 – Os pais ou responsável legal pela criança deverão traze-la no Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz, situado na rua Marechal Deodoro nº 423 dentro do horário estipulado de aula e retornar para busca-la após 2 horas, período que será finalizada a aula. Funcionário não deverá usar a sua hora de expediente de trabalho para realização dessa tarefa.
08 – Só será permitida a entrada na sala de aula com no máximo 15 minutos de atraso.
09 – Não será permitida a presença dos pais ou responsável no Centro de Treinamento do HVC durante a aula.
10- A Criança que tiver 2 faltas consecutivas perderá a vaga que será disponibilizada para uma outra pessoa conforme prioridade da lista de espera.
11 – Todos os materiais necessários para o curso será oferecido pela Fundação Roberto Rocha Brito para uso somente nas aulas.
12 – Ao término do curso um desenho por aluno será escolhido para exposição no Espaço Cultural do hospital, com direito a visitação.
13 -Os casos não especificados serão analisados pela diretoria da Fundação.
14 – Os responsáveis assinarão um termo de concordância com regras da Oficina de Desenho e Pintura.
15 – As inscrições serão realizadas até o dia 29/06 através dos números (19) 3734-3196 ou (19) 3734-3122 ou na Secretaria da Fundação R. R. Brito.
16. Todos os participantes receberão um certificado de conclusão do curso.

O curso terá a seguinte programação:

1ª turma – 07 a 09 anos (10 vagas) terça-feira – 08h00 às 10h00
JULHO – 03, 10, 17, 24, e 31
AGOSTO- 07, 14, 21, e 28
SETEMBRO – 04, 11, 18 e 25

2ª turma – 07 a 09 anos (10 vagas) segunda-feira – 14h00 às 16h00
JULHO – 02, 16, 23, e 30
AGOSTO – 06, 13, 20 e 27
SETEMBRO – 03, 10, 17 e 24
OUTUBRO – 01 (devido ao feriado de 09 de julho – Revolução Constitucionalista)

3ª turma – 10 a 12 anos (15 vagas) terça-feira) – 10h00 às 12h00
JULHO – 03, 10, 17, 24, e 31
AGOSTO- 07, 14, 21, e 28
SETEMBRO – 04, 11, 18 e 25

Conteúdo programático – Professora Camile Rossetto

Objetivo

Oficinas de Experimentação: Desenho e Pintura, tem como propósito oferecer uma vivência para o público infantil onde o processo de criação transcorra uma vasta possibilidade de motivos, ferramentas, técnicas e materiais, cujo o objetivo é o estímulo da criatividade e compreensão de quem em absolutamente tudo reside o potencial artístico e expressivo.
Trazer esses objetos de uso cotidiano e a exploração de outras possibilidades no uso das técnicas tradicionais do desenho e pintura, é lançar sobre eles uma percepção diferente na maneira como os sentimos e os experimentamos.
Além disto, entendê-los sobre outros aspectos, significa ampliar os possíveis canais de expressão, trazendo para o dia-a-dia o exercício da observação do entorno, onde, para além da simples reprodução de imagens, os alunos serão estimulados a produzirem trabalhos autorais, com o uso de referências de artistas brasileiros e internacionais pautados na produção, contextualização e reflexão dos materiais produzidos em aula.
A ideia, é que ao final do curso, seja feito um sarau, expondo parte da produção feita em sala, com o intuito de mostrar a trajetória percorrida pelos alunos e todos os seus descobrimentos durante o trimestre.

Metodologia:

O conteúdo programático encontra-se baseado em cima das experiências da artista dinamarquesa Anne Marie Holm, em seu livro Fazer e Pensar Arte, publicado pelo Museu de Arte Moderna de São Paulo (2005), adaptando as atividades para adequá-las as oficinas.
O trabalho feito em sala de aula contará com a pesquisa no uso de materiais e motivos dentro do campo do desenho e da pintura, através da exploração de técnicas diversas e apresentação de trabalhos, produzidos em especial, por artistas contemporâneos e modernos.

Conteúdo Programático (13 aulas):
• Da mancha às figuras: Klee e a “Dimensão invertida”
• Pintura sensorial
• Desenho cego
• A gestualidade na criação
• Imagens de sombras
• Contação de estórias e o desenho descritivo
• Painéis de post-it
• Foto colagem
• De ponta-cabeça
• Materiais orgânicos
• Retrato por telefone
• Da cintura para baixo
• Sarau

Materiais de uso comum:
• Lápis de cor
• Pastel oleoso
• Canetinha
• Tinta guache
• Revistas velhas e jornais
• Papel colorido A3
• Folha sulfite
• Papel pardo
• Caixas de papelão
• Fita adesiva colorida
• Cola líquida
• Cola em bastão
• Pastel seco

Bibliografia

HOLM, Anne Marie. Fazer e Pensar Arte. São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), 2005.
Revista Nova Escola. Disponível em: . Acesso em 07 de abril de 2018.


Curso MAVA – Manejo Avançado de Via Aérea – é realizado no Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz

15/05/2018

Em 12 de maio, foi realizado o primeiro curso de Manejo Avançado de Via Aérea – MAVA, no Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz. Trata-se de um curso essencialmente prático, que possui estações de aprendizagem com simulações em manequins e também aulas teóricas e discussões de casos.

Na ocasião foram abordados os temas:princípios do manuseio das vias aéreas: bolsa válvula máscara, cânula orofaríngea e cânula nasofaringea (BVM / CNF, COF); laringoscopia ótima; intubação segura baseada em evidências: quais as evidências para protocolos de IOT; protocolo assistencial de IOT segura do Ministério da Saúde; dispositivos supraglóticos / videolaringoscopia;
algoritmo de via aérea difícil; via aérea cirúrgica e situações especiais: obesos; gestante; queimados; criança


Curso de Primeiros Socorros aberto à população

27/04/2018

A Fundação Roberto Rocha Brito ofereceu uma edição gratuita à população – com carga horária reduzida – do curso de Primeiros Socorros Salva Corações, no dia 25 de abril, em sua nova sede. Com duração de três horas, a capacitação teve conteúdo teórico e também treinamento prático sobre o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória. Ao final do curso, os participantes receberam certificado de conclusão.


Fundação Roberto Rocha Brito promove capacitação de primeiros socorros a jornalistas de Campinas

27/04/2018

A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz, promoveu no dia 17 de abril o curso de Primeiros Socorros Salva Corações para jornalistas de Campinas. Além de ensinar as primeiras atitudes a tomar diante de uma pessoa que passa mal devido à problemas cardiorrespiratórios, as manobras de emergências em adultos, crianças e bebês e o uso correto do desfibrilador externo automático, os profissionais da imprensa foram alertados sobre a importância de divulgar frequentemente as informações que podem a ajudar a salvar vidas.

De acordo com a médica pediatra do Pronto-Socorro do HVC e instrutora do curso, Dra. Lourdes Josefina Ramirez Cogo, a cada minuto que o paciente deixa de receber os primeiros socorros antes da chegada da ambulância, diminui em 10% sua chance de sobreviver. “Nos Estados Unidos, grande parte da população é treinada para prestar os primeiros socorros, inclusive crianças. Precisamos difundir mais esse conhecimento também no Brasil”, afirma.


Novo Centro de Treinamento é inaugurado no centro de Campinas

22/03/2018

O novo Centro de Treinamento da Fundação Roberto Rocha Brito, que homenageia o médico ortopedista Dr. Irmo Huberto Morelli, foi inaugurado no dia 27 de fevereiro em cerimônia que contou com a presença de cerca de 120 convidados.

Localizado na Rua Marechal Deodoro, onde funcionava a Fisioterapia, o novo espaço tem 429,5m² e conta com sete salas para o desenvolvimento de atividades práticas, incluindo simulações realísticas, e dois anfiteatros, que foram batizados com os nomes dos médicos Dr. Nyder Rodrigues Otero e Dr. Geraldo Roberto Cogo (in memorian).

Para o diretor-presidente do Hospital Vera Cruz, Dr. Gustavo Carvalho, esse novo espaço de conhecimento reforça a vocação da instituição de ser referência em qualidade de atendimento e na oferta de treinamentos aos colaboradores e também aos profissionais de saúde de toda a região. “É um privilégio inaugurar este local e poder homenagear três médicos que contribuíram muito para a evolução de nosso hospital”, disse.

O presidente da FRRB, Dr. Antonio Frederico Novais de Magalhães, afirmou que o novo Centro de Treinamento permitirá aumentar a oferta de cursos, inclusive os certificados pela American Heart Association (AHA). “Foi uma honra muito grande abrir as portas do novo Centro de Treinamento durante o meu exercício na presidência da Fundação”, afirmou.


Desempenho Científico e Aperfeiçoamento Profissional – 14ª Edição

14/12/2017

O DCAP – Desempenho Científico e Aperfeiçoamento Profissional – foi criado em 2004, para incentivar o envolvimento e participação nos eventos científicos da Fundação Roberto Rocha Brito, bem como o interesse no aperfeiçoamento profissional dos médicos do Corpo Clínico do Hospital Vera Cruz.

Todo fim de ano, a Fundação Roberto Rocha Brito, divulga o resultado do DCAP, que é uma somatória de pontos atribuídos aos eventos e atividades das quais os médicos participaram durante o ano. O presidente da Fundação, Dr. Frederico Novais Magalhães Teixeira, divulgou no tradicional jantar de confraternização dos médicos, realizado em 07 de dezembro, os nomes dos 5 médicos que foram premiados e, entregou para cada um a medalha de honra ao mérito, Dr. Roberto Rocha Brito.

Confira o resultado dos 5 primeiros colocados.
1º lugar – Daniel Lahan Martins
2º lugar – André Dekee Sasse
3º lugar – Thiago Penachim
4º lugar – Patrícia Prando
5º -lugar – Paulo Sérgio Lima Corrêa Silva

Confira os 20 médicos do prêmio DCAP 2017.

ALOISIO ANTONIO COSTA LEITE CARVALHAES
BRUNO G. ARAUJO
CARLOS EDUARDO SAMPAIO
CELSO HENRIQUE DE OLIVEIRA
DAVI PINHEIRO
JOÃO LUIZ DOMENI MARTINS
JOSÉ HIGINO STECK
JULIA GARCIA LEAL
JULIO CESAR PINHO MOREIRA
LOURDES JOSEFINA RAMIREZ COGO
LUIS ALBERTO VERRI
LUISA CAROLINA BORGES KEIRALLA
MARIA FERNANDA BOTTINO ROMA
RAFAEL GAVINHOS
RODRIGO CALDAS
RODRIGO GENARO ARDUINI
RONALDO PADOVANI
SILVIO GIOPPATO
SILVIO LUIS POLLINI

VIVIAN CASTRO ANTUNES DE VASCONCELOS

Recebam os parabéns e reconhecimento de toda diretoria da FRRB.


Programa de Residência Médica 2018 – Hospital Vera Cruz

01/11/2017

O Hospital Vera Cruz está com inscrições abertas para  especialização médica em otorrinolaringologia, anestesiologia e dor.  As inscrições devem ser feitas através do site do hospital www.hospitalveracruz.com.br Mais informações como dia, horário da prova, valores e local estão disponíveis neste mesmo site.

Esses programas de residência permitem que os aprovados convivam em um ambiente de excelência profissional, com estrutura moderna e de alta tecnologia, adquirindo conhecimentos e habilidades para a prática profissional, visando o cuidado centrado no paciente ao lado de profissionais de renome em suas especialidades.

Inscrições e informações:  www.hospitalveracruz.com.br

Clique em:  Eventos

 

 

 


Curso BLS – Suporte Básico de Vida – é realizado no Hospital Vera Cruz

31/10/2017

Em 28 de outubro, foi realizado no Hospital Vera Cruz o BLS – Suporte Básico de Vida – um curso essencialmente prático e realizado por meio de simulação que ensina os profissionais de saúde a reconhecerem situações de emergência potencialmente fatais, realizar reanimação cardiopulmonar (RCP) manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz e utilizar um desfibrilador externo automático (DEA). Inscrições abertas para o próximo curso que será realizado em 13 de janeiro de 2018. Faça sua inscrição http://frrb.com.br/…/bls-provider-sbv-suporte-basico-

de-vid…


Página 1 de 41234