Fundação Roberto Rocha Brito

Incentivando o ensino continuado

Notícias

Curso MAVA – Manejo Avançado de Via Aérea – é realizado no Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz

15/05/2018

Em 12 de maio, foi realizado o primeiro curso de Manejo Avançado de Via Aérea – MAVA, no Centro de Treinamento do Hospital Vera Cruz. Trata-se de um curso essencialmente prático, que possui estações de aprendizagem com simulações em manequins e também aulas teóricas e discussões de casos.

Na ocasião foram abordados os temas:princípios do manuseio das vias aéreas: bolsa válvula máscara, cânula orofaríngea e cânula nasofaringea (BVM / CNF, COF); laringoscopia ótima; intubação segura baseada em evidências: quais as evidências para protocolos de IOT; protocolo assistencial de IOT segura do Ministério da Saúde; dispositivos supraglóticos / videolaringoscopia;
algoritmo de via aérea difícil; via aérea cirúrgica e situações especiais: obesos; gestante; queimados; criança


Curso de Primeiros Socorros aberto à população

27/04/2018

A Fundação Roberto Rocha Brito ofereceu uma edição gratuita à população – com carga horária reduzida – do curso de Primeiros Socorros Salva Corações, no dia 25 de abril, em sua nova sede. Com duração de três horas, a capacitação teve conteúdo teórico e também treinamento prático sobre o atendimento das emergências cardiovasculares e obstrução de vias aéreas, situações que podem levar a uma parada cardiorrespiratória. Ao final do curso, os participantes receberam certificado de conclusão.


Fundação Roberto Rocha Brito promove capacitação de primeiros socorros a jornalistas de Campinas

27/04/2018

A Fundação Roberto Rocha Brito (FRRB), mantida pelo Hospital Vera Cruz, promoveu no dia 17 de abril o curso de Primeiros Socorros Salva Corações para jornalistas de Campinas. Além de ensinar as primeiras atitudes a tomar diante de uma pessoa que passa mal devido à problemas cardiorrespiratórios, as manobras de emergências em adultos, crianças e bebês e o uso correto do desfibrilador externo automático, os profissionais da imprensa foram alertados sobre a importância de divulgar frequentemente as informações que podem a ajudar a salvar vidas.

De acordo com a médica pediatra do Pronto-Socorro do HVC e instrutora do curso, Dra. Lourdes Josefina Ramirez Cogo, a cada minuto que o paciente deixa de receber os primeiros socorros antes da chegada da ambulância, diminui em 10% sua chance de sobreviver. “Nos Estados Unidos, grande parte da população é treinada para prestar os primeiros socorros, inclusive crianças. Precisamos difundir mais esse conhecimento também no Brasil”, afirma.


Novo Centro de Treinamento é inaugurado no centro de Campinas

22/03/2018

O novo Centro de Treinamento da Fundação Roberto Rocha Brito, que homenageia o médico ortopedista Dr. Irmo Huberto Morelli, foi inaugurado no dia 27 de fevereiro em cerimônia que contou com a presença de cerca de 120 convidados.

Localizado na Rua Marechal Deodoro, onde funcionava a Fisioterapia, o novo espaço tem 429,5m² e conta com sete salas para o desenvolvimento de atividades práticas, incluindo simulações realísticas, e dois anfiteatros, que foram batizados com os nomes dos médicos Dr. Nyder Rodrigues Otero e Dr. Geraldo Roberto Cogo (in memorian).

Para o diretor-presidente do Hospital Vera Cruz, Dr. Gustavo Carvalho, esse novo espaço de conhecimento reforça a vocação da instituição de ser referência em qualidade de atendimento e na oferta de treinamentos aos colaboradores e também aos profissionais de saúde de toda a região. “É um privilégio inaugurar este local e poder homenagear três médicos que contribuíram muito para a evolução de nosso hospital”, disse.

O presidente da FRRB, Dr. Antonio Frederico Novais de Magalhães, afirmou que o novo Centro de Treinamento permitirá aumentar a oferta de cursos, inclusive os certificados pela American Heart Association (AHA). “Foi uma honra muito grande abrir as portas do novo Centro de Treinamento durante o meu exercício na presidência da Fundação”, afirmou.


Desempenho Científico e Aperfeiçoamento Profissional – 14ª Edição

14/12/2017

O DCAP – Desempenho Científico e Aperfeiçoamento Profissional – foi criado em 2004, para incentivar o envolvimento e participação nos eventos científicos da Fundação Roberto Rocha Brito, bem como o interesse no aperfeiçoamento profissional dos médicos do Corpo Clínico do Hospital Vera Cruz.

Todo fim de ano, a Fundação Roberto Rocha Brito, divulga o resultado do DCAP, que é uma somatória de pontos atribuídos aos eventos e atividades das quais os médicos participaram durante o ano. O presidente da Fundação, Dr. Frederico Novais Magalhães Teixeira, divulgou no tradicional jantar de confraternização dos médicos, realizado em 07 de dezembro, os nomes dos 5 médicos que foram premiados e, entregou para cada um a medalha de honra ao mérito, Dr. Roberto Rocha Brito.

Confira o resultado dos 5 primeiros colocados.
1º lugar – Daniel Lahan Martins
2º lugar – André Dekee Sasse
3º lugar – Thiago Penachim
4º lugar – Patrícia Prando
5º -lugar – Paulo Sérgio Lima Corrêa Silva

Confira os 20 médicos do prêmio DCAP 2017.

ALOISIO ANTONIO COSTA LEITE CARVALHAES
BRUNO G. ARAUJO
CARLOS EDUARDO SAMPAIO
CELSO HENRIQUE DE OLIVEIRA
DAVI PINHEIRO
JOÃO LUIZ DOMENI MARTINS
JOSÉ HIGINO STECK
JULIA GARCIA LEAL
JULIO CESAR PINHO MOREIRA
LOURDES JOSEFINA RAMIREZ COGO
LUIS ALBERTO VERRI
LUISA CAROLINA BORGES KEIRALLA
MARIA FERNANDA BOTTINO ROMA
RAFAEL GAVINHOS
RODRIGO CALDAS
RODRIGO GENARO ARDUINI
RONALDO PADOVANI
SILVIO GIOPPATO
SILVIO LUIS POLLINI

VIVIAN CASTRO ANTUNES DE VASCONCELOS

Recebam os parabéns e reconhecimento de toda diretoria da FRRB.


Programa de Residência Médica 2018 – Hospital Vera Cruz

01/11/2017

O Hospital Vera Cruz está com inscrições abertas para  especialização médica em otorrinolaringologia, anestesiologia e dor.  As inscrições devem ser feitas através do site do hospital www.hospitalveracruz.com.br Mais informações como dia, horário da prova, valores e local estão disponíveis neste mesmo site.

Esses programas de residência permitem que os aprovados convivam em um ambiente de excelência profissional, com estrutura moderna e de alta tecnologia, adquirindo conhecimentos e habilidades para a prática profissional, visando o cuidado centrado no paciente ao lado de profissionais de renome em suas especialidades.

Inscrições e informações:  www.hospitalveracruz.com.br

Clique em:  Eventos

 

 

 


Curso BLS – Suporte Básico de Vida – é realizado no Hospital Vera Cruz

31/10/2017

Em 28 de outubro, foi realizado no Hospital Vera Cruz o BLS – Suporte Básico de Vida – um curso essencialmente prático e realizado por meio de simulação que ensina os profissionais de saúde a reconhecerem situações de emergência potencialmente fatais, realizar reanimação cardiopulmonar (RCP) manobras de desobstrução das vias aéreas de modo seguro, oportuno e eficaz e utilizar um desfibrilador externo automático (DEA). Inscrições abertas para o próximo curso que será realizado em 13 de janeiro de 2018. Faça sua inscrição http://frrb.com.br/…/bls-provider-sbv-suporte-basico-

de-vid…


ACLS – renovação em apenas 1 dia

31/10/2017

Com intuito de facilitar a renovação do certificado e da carteirinha do ACLS, foi realizado em 28 de outubro, no Hospital Vera Cruz, o curso oficial da AHA – American Heart Association – de apenas 1 dia. Este curso é direcionado aos profissionais da saúde que já possuem certificação e carteirinha válida. Em breve estaremos divulgando mais um curso de renovação do ACLS.


Página 1 de 41234